domingo, 4 de novembro de 2012

IMENSIDÃO DOCE - LAGOA MANGUEIRA - RS

  A Lagoa Mangueira tem 123 km de extensão e localiza-se no município de Santa Vitória do Palmar, ficando a 500 km da capital do Estado, Porto Alegre, na fronteira com o Uruguai, sem concentrações urbanas por perto. É uma das formações geológicas mais jovens da terra, com 4,5 mil anos, quem acha muito tempo, pense que antes disso os faraós já reinavam  no  Egito. A Mangueira por ter sido mar um dia, é única. É um imensidão de água doce num leito repleto de conchas fósseis, povoada por peixes como a traíra e o peixe-rei e por mamíferos como a capivara. Por ter um PH muito elevado, devido a composição do solo, a Mangueira é o lar de uma microalga benéfica a saúde humana e capaz de absorver grande quantidade de poluentes da atmosfera. Ela chama-se spirulina, que não é vista a olho nu, mas serve de alimento para muitos peixes e invertebrados. No Brasil, o único canteiro natural dessa alga é a Lagoa Mangueira, já que em nenhum outro corpo d`água a planta encontra condições ideais para proliferação. Ela é a residência do maior roedor do mundo: a capivara ou como nós gaúchos chamamos o capincho.




CAPIVARA




             

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de morar as Margens dessa lagoa, muito banho tomei em suas águas, na localidade de Curral Grande no município de Sta Vitória do Palmar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Meu pai era proprietário de área na beira do lado leste da lagoa. (mais perto do mar)
    Uma vez eu liguei prá Prefeitura de Sta. Vitória e eles me disseram que os terrenos não tem valor por serem em local inacessível, para chegar lá é preciso ir pela beira mar pelo Hermenegildo ou por Cassino (Rio Grande), e por isso nem me preocupei em colocar em inventário... o carro pode atolar na beira mar e se perder, e talvez custe mais caro as despesas para regularizar do que valem os terrenos, mas enfim, o local existe, mas não tenho uma certeza de onde se localizam, nunca fui lá.

    São 40 lotes (portanto parece ser área loteada pela prefeitura), o local fica no 1º distrito, local chamado invernada, Parque Lagoa da Mangueira, e meu pai comprou essa área em 1957.

    Olhei no Google Earth e marquei locais onde vi que tem uma área demarcada em quadras ( coordenadas 33° 04' e 52° 39').
    Descobri que Santa Vitória do Palmar fica no km 671 da BR 471 e que o 1º distrito fica no km 618 da mesma estrada, o local chamado Curral Alto, que tem um acesso até a beira da lagoa fica no km 586, mas onde fica o local chamado Invernada - Parque Lagoa da Mangueira?
    Grande abraço,

    Vitor Marks,
    vitoromarks@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrar em contacto por favor via Telegran 11.953084140 - vinicius

      Excluir