terça-feira, 6 de novembro de 2012

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM - NOTÍCIAS

         Hoje, lendo o Diário Popular, um dos jornais de Pelotas, soube que o Conselho Consultivo da Estação Ecológica do Taim aprovou a ampliação da área de preservação dos atuais 11 mil hectares para 33 mil hectares.  O Conselho Consultivo é formado por representantes de várias entidades ligadas à unidade de conservação, sejam ambientais, de pesquisa, ensino e produção. 
      Em outro momento, já falei sobre a importância e beleza do Taim. Perdoem-me a repetição, mas tamanha beleza merece ser recordada, afinal o Taim é considerado uma das sete maravilhas do Rio Grande do Sul: a Estação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É uma Unidade de Conservação Federal (UC), criada em 21 de julho de 1986, com 90% de sua área destinada à preservação total e 10% reservados à pesquisa e educação ambiental. 
          O Taim faz parte de uma imensa restinga arenosa, que cobre o extremo sul do Brasil, formada por ambientes costeiros como banhados, matas, campos, dunas, lagoas, praias oceânicas e lagunas. A diversidade de habitats e a abundância alimentar permitem a coexistência de muitas espécies, a realização de atividades socioeconômicas e o sustento das comunidades que nela vivem. Na reserva, há mais de 200 espécies de vegetais, 220 de aves, 51 de peixes, 21 de répteis, 8 de anfíbios e 28 de mamíferos, além de diversos crustáceos, moluscos e insetos, que interagem com micro-organismos indispensáveis à vida. Entre os mamíferos estão a capivara, o ratão-do-banhado e a lontra. Entre os répteis destaca-se o jacaré-do-papo-amarelo. Entre as aves, os cisnes, garças, maçaricos, colhereiros e gaviões. Entre os vegetais existem a aroeira-braba, a capororoca, o araçazeiro, a corticeira, o jerivá, o butiá e os cactos. As figueiras acomodam uma quantidade de epífitas, como barba-de-pau, cravo-do-mato, bromélias e orquídeas.  
          Lamentavelmente, no mesmo jornal, no mesmo dia, lê-se uma triste notícia a respeito do Taim: dois caçadores foram presos dentro da reserva após matarem e carnearem uma capivara. Triste notícia. Nosso Santuário violado e um animal que deveria ser intocado, morto.   


       Texto extraído do Jornal Diário Popular.






















                     

Um comentário:

  1. Olá, eu gostaria de saber se a foto das capivaras é de sua autoria ou se você sabe quem registrou o fato. Obrigado.

    ResponderExcluir