domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tradições gaúchas


Nós, que nascemos no Rio Grande do Sul, somos chamados de Gaúchos, povo que enfrentou várias batalhas com muita coragem, valentia e determinação. Levamos no peito o amor por nosso estado a qualquer querência (lugar). Nossas tradições são cultivadas até hoje, como o chimarrão, o baile no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) e o churrasco.

O chimarrão é uma bebida montada com erva-mate moída, adicionada de água morna, com gosto amargo e que passa de boca em boca, com o principal objetivo de aproximar as pessoas para um boa conversa. Coloca-se a erva em uma cuia (vasilha feita do fruto da cuieira ou do porongo), derrama-se a água, introduz-se a bomba (instrumento que suga a erva misturada com a água) e sorve-se com todo o prazer. Não existe idade nem hora para tomarmos um bom chimarrão.

Já o CTG é o lugar onde o povo gaúcho se reúne para festejar as suas conquistas, preservar a sua típica dança e não deixar morrer as suas tradições. Nos bailes do meu rincão (lugar onde nascemos), vamos vestidos com roupas típicas - o homem de gaúcho, e a mulher de prenda.  O arrasta pés se prolonga por toda a noite. Em dias de geada, nada melhor do que esquentar o corpo em uma noitada de baile.

Por fim, o churrasco é a comida feita de carne assada nas brasas em um fogo no chão ou em churrasqueira com lenha ou carvão. Em qualquer casa, nos dias de festa, é oferecido o churrasco. 
                                              CTG Tomáz Luiz Osório - Pelotas/RS


                                                      Típico churrasco gaúcho


                                                             Gaúcho e prenda


                                                      Gaúcho tomando chimarrão


                                                                  Chimarrão

Um comentário: