segunda-feira, 16 de abril de 2012

ARGENTINA: PARTE V



          O Tango é o ritmo de música característica dos argentinos. É originado de formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, dos crioulos que habitavam os pampas e do batuque dos negros africanos. Inicialmente, dançava-se nos bares, cafés e locais de prostituição; depois somente os homens uns com os outros. Hoje, há várias casas de shows em toda a Argentina. É uma música sensual e dramática, com tom acentuado de melancolia, que fala do amor, traições e dos tropeços da vida.
    Seguem abaixo algumas imagens da tradicional casa de espetáculos Señor Tango, localizada em Buenos Aires.





























                    

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ARGENTINA: PARTE IV

         Hoje vou mostrar a vocês um pouco do bairro La Boca, em Buenos Aires. É um dos bairros mais pobres da cidade, onde se localiza o estádio do clube de futebol Boca Juniores, primeiro time em que o ídolo argentino Maradona jogou. Nesse bairro chegaram os primeiros imigrantes da Europa; suas casas foram construídas com madeira e ferro dos navios que chegavam. Seus moradores têm orgulho de onde moram e preservam suas casas.



















quinta-feira, 12 de abril de 2012

ARGENTINA: PARTE III

A Argentina tem um legado cultural do vinho que, faz parte da sua identidade como produtor, consumidor e exportador.Esta bebida predileta dos argentinos chegou com os espanhóis,e, adaptou-se bem  ao clima e ao solo.Na cidade de Mendoza,está  90%  da  produção do vinho.
 Vinhedos com a Cordilheira dos Andes ao fundo.
A montanha mais alta da América: Aconcaguá, 6962m de altura.                  Fotos de Mendoza

Portão do Parque São Martin

Estação de esqui Los Penitentes, na Cordilheira do Andes, perto de Mendoza. (sem neve)
Vinhedos e a Cordilheira dos Andes
Estação de esqui Las Leñas
Todas as fotos aqui postadas são de lugares e cidades que tive a oportunidade de conhecer. Foram de algumas viagens que fiz a Argentina e Chile; algumas, são do Google, outras minhas.Minhas fotos estão com a minha família  e eles não deram-me permissão para publicá-las.                                                                                             

ARGENTINA: PARTE II

                                                 Cataratas do Iguaçu- Brasil e Argentina


                                        Ponte da Amizade: Brasil e Paraguai
O rio Iguaçu,  quando proveniente da Argentina, deságua no rio Paraná (Brasil) e próximo de sua foz forma as Cataratas do Iguaçu, na fronteira dos dois  países. As  Cataratas, são as maiores quedas em volume de água do planeta, e a  UNESCO  considera o  seu entorno  como um dos  mais belos parques naturais transfronteiriços da terra, conhecido no Brasil como Parque Nacional do Iguaçu. E,  ainda, como Patrimônio da Humanidade.  Aproveitando o rico manancial de água, foram construídas várias hidrelétricas, tanto, no Brasil como na Argentina. A região é conhecida como a Tríplice Fronteira formada pelos países do Brasil, Argentina e Paraguai, e,  nesta, temos a  Ponte da Amizade que liga a Cidade de Foz do Iguaçu( no Brasil) com Ciudad del Este (no Paraguai). Em Ciudade del Este, temos um rico comércio, livre de impostos, que os brasileiros costumam comprar produtos importados. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ARGENTINA: PARTE I



Bandeira Argentina no Obelisco

Frente Galeria Pacífico










                                                                                       Galeria Pacífico




                                                Sede do Governo- Casa Rosada

                   Obelisco
A Argentina é um país  localizado no sul do continente americano, tendo como fronteiras terrestres os países do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Estende-se entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Atlântico. A língua oficial falada é o espanhol; suas principais cidades são Buenos Aires ( Capital  Federal ), Córdoba, Mendoza, Santa Fé, Rosário e Bariloche. Sua divisão administrativa é de 23 províncias subdivididas em municipalidades e a Capital Federal. O nome de Argentina foi dado pelos espanhóis  devido a um metal, a prata- argentum- que lá havia de forma abundante.Houve, vários homens que lutaram para libertar os países sul americanos da opressão dos conquistadores europeus, entre eles  José de San Martin e Simóm Bolivar,na Argentina, Chile e Perú. Em 9 de Julho comemora-se a Independência da Argentina do jugo dos espanhóis.Mas, o pior estava por vir: a ditadura  militar onde todos os direitos civis  e humanos foram violentamente violados.Todos, os países da América do Sul sofreram com o regime militar:pessoas perseguidas e mortas, casas invadidas, direitos políticos cassados, desaparecidos,presos sem julgamento,torturas e tudo que se possa imaginar de atrocidades contra seres humanos. Hoje, em uma praça chamada  Praça de Maio, na Argentina, mães dos desaparecidos, cobram do governo os corpos de seus filhos, mortos naquela época.Acreditem, todos os dias elas lá estão com fotos de seus filhos amados bradando por justiça.Até,  o regime democrático se consolidar a Argentina sofreu vários golpes militares, muitas vezes  governada por juntas militares e regimes autoritários.Hoje, o povo sofre com o atual governo: poucas oportunidades de trabalho, desabastecimento de alimentos nos supermercados, inflação em alta e  corrupção. Apesar,  de tudo seu povo não deixa de ser acolhedor e muito simpático, oferecendo o que de melhor existe naquele país.No coração de Buenos Aires entre a Avenida 9 de julho e Corrientes encontramos o Obelisco, em comemoração ao quarto centenário de fundação da cidade. Atualmente é usado para manifestações políticas, estudantis e descanso para os portenhos.     

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Viagem

  Meus leitores, hoje, estou indo para Buenos Aires, capital da Argentina. É uma cidade linda, bem cosmopolita,  considerada a mais européia das cidades da América do Sul.  Sua arquitetura é uma mistura de espanhola e francesa.Vou rever  seus belos parques, suas ruas arborizadas,as figuras de Messi e Maradona, sempre estampadas em qualquer lugar, seus cafés sempre cheios e charmosos, e ouvir o tango. O povo argentino é  diferente do brasileiro, nossa única semelhança é com os campos com criações de gado e o chimarrão. Somos rivais apenas no futebol, porque os brasileiros são sempre bem recebidos e tratados.Conheço a Patagônia Argentina e Chilena e outras cidades da Argentina, as quais vou escrever e mostrar as fotos, quando chegar. Boa Páscoa a todos.